Frente fria traz chuva intensa e alerta amarelo para áreas de divisa entre SC e RS

  • Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom -

Defesa Civil aponta risco de temporais e ventos fortes, enquanto calor fora de época mantém temperaturas elevadas no Norte do estado

Uma nova frente fria deve avançar sobre Santa Catarina a partir da madrugada desta terça-feira (20), trazendo chuvas intensas especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o período, válido das 21h desta segunda-feira até às 12h de terça, com possibilidade de ventos entre 40 km/h e 60 km/h.

As maiores chances de precipitação concentram-se do Extremo Oeste até o Litoral Sul, com temporais que podem ocorrer de forma mais isolada nas demais regiões durante a tarde e noite. Em alerta laranja — que indica perigo potencial — estão os municípios de Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, São João do Oeste e Tunápolis, onde a chuva pode variar entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm ao longo do dia. Ventos fortes de até 100 km/h também são previstos nessas localidades.

Apesar da chegada da frente fria, o calor fora de época ainda predomina no Norte catarinense, com máximas próximas a 30°C, causando sensação de ar abafado, segundo a Defesa Civil. Nas demais áreas, as temperaturas ficam amenas, com máximas em torno de 25°C.

O mar também apresenta condições de agitação no Sul do estado, com ondas que podem atingir até dois metros de altura.

Segundo a Defesa Civil, o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica é considerado baixo a moderado. A população deve permanecer atenta às condições do tempo e seguir as orientações das autoridades.

Cursos de música e HQ com vagas remanescentes na Casa de Cultura Anterior

Cursos de música e HQ com vagas remanescentes na Casa de Cultura

Apresentação em Libras emociona mães no CEI Zé Carioca Próximo

Apresentação em Libras emociona mães no CEI Zé Carioca

Deixe seu comentário